terça-feira, 20 de setembro de 2011

Certos cuidados e produtos adequados combatem a fragilidade do cabelo poroso.


A porosidade, causada pelo desequilíbrio nas escamas protetoras, é o primeiro sintoma de um cabelo sensibilizado. Isto acontece quando as escamas estão desalinhadas, quebradas ou com falhas, permitindo a perda de umidade, lubrificação deficiente e facilitando a penetração de agentes que danificam e fragilizam os fios tornando-os ásperos, embaraçados e quebradiços.
                              
  Esta porosidade faz com que os cabelos fiquem mais volumosos e rebeldes, o brilho desaparece e os fios ficam todos arrepiados e vulneráveis às condições ambientais, retendo resíduos de poluição, e aos raios solares, que também atuam mais sobre os pigmentos, acelerando o processo de desbotamento da cor. As pontas dos cabelos começam a abrir “em flor” e se partem facilmente com o manuseio.


       As cutículas são barreiras protetoras que dificultam a ação danosa dos agentes ambientais (vento, sol, poluição, baixa umidade do ar, ação de produtos químicos etc.). Estes agentes atuam de diversas formas:  


    

  • O sol produz, com seus raios ionizantes, radicais livres que destroem as moléculas, resultando em desbotamento, ressecamento e envelhecimento do fio;
  • A baixa umidade do ar pode ser sentida na pele, que passa a repuxar, incomodando e acelerando o processo de aparecimento das rugas. O mesmo ocorre com os cabelos, que passam a ter um aspecto envelhecido;
  • A poluição deposita sobre os fios substâncias químicas em pequena quantidade, mas que vão se acumulando e agindo sobre as moléculas, que compõem a estrutura do cabelo, alterando-as lentamente com o tempo;
  • Com o tempo úmido, principalmente no outono, os fios porosos tornam-se muito elásticos quando absorvem excesso de umidade e ficam fragilizados rompendo-se facilmente.

Ciclo do Cabelo


Um fio de cabelo cresce de 0,3 a 0,4 mm por dia, ou seja, aproximadamente 0,9 a 1,2 cm por mês. Esta velocidade de crescimento, em se tratando de um couro cabeludo, corresponde à produção total de um fio de cabelo com um comprimento da ordem de 15 km por ano! Contudo, o fio de cabelo não cresce de forma contínua ao longo de toda a vida, mas por ciclos sucessivos. Cada ciclo comporta diversas etapas: crescimento, regressão, repouso e queda.



1. FASE ANÁGENA ou fase de crescimento


O cabelo é produzido pelo folículo piloso. A duração desta fase de crescimento é muito variável de um folículo para outro, e de um indivíduo para outro: de 1 a 10 anos e, em média, de 3 a 4 anos.




2. FASE CATÁGENA ou fase de regressão


O cabelo não cresce mais, as células profundas do folículo piloso degeneram-se. O conjunto do folículo piloso se retrai em direção à superfície (duração de 2 a 3 semanas).


3. FASE TELÓGENA ou fase de repouso


O cabelo permanece "fixo" no folículo por aproximadamente 3 meses. A fase telógena se conclui com a expulsão do cabelo.


4. FASE EXÓGENA ou fase de queda


Uma vez que o cabelo tenha sido expulso, começa um período de latência de 2 a 5 meses, seguida por um novo ciclo pilar. O folículo piloso se regenera e volta a descer para sua posição inicial. Começa uma nova fase anágena. 


O sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que em cutículas alinhadas é responsável pelo brilho e sedosidade dos cabelos, já não é suficiente para envolver e proteger toda a estrutura do fio, visto que as cutículas abertas aumentam a área a ser envolvida. Seria preciso muito mais sebo do que o naturalmente produzido.
Para recuperar a vitalidade de um cabelo fragilizado, facilmente constatado através de um diagnóstico, devemos sempre dispor de produtos mais concentrados em ativos, que proporcionam uma revitalização instantânea. 


 A hidratação constante possibilita um tratamento contínuo e intensivo para os cabelos, promovendo uma regeneração e nutrição mais profunda, fazendo com que o fio fique cada vez mais saudável. É indispensável, também, a retirada de pontas partidas.
Dica de tratamento para recuperação dos fios:


DiaLavagemHidrataçãoDetalhes
Profunda3 colheres de creme hidratante + 1 colher se sopa de azeite de oliva
Caseira1/2 abacate + 1 colher de azeite de oliva + 1 colher de mel
InstantâneaAmpola Power Repair B
Profunda3 colheres de creme hidratante + 1 colher de sopa de açúcar cristal + 5 ml de Bepantol líquido
InstantâneaAlfaparf Semi Di Lino Diamante
11ºCaseira1/2 pote de iogurte natural + 1/2 abacate + ½ cenoura
13ºProfunda3 colheres de creme hidratante + 10 ml de queratina líquida
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...