terça-feira, 20 de setembro de 2011

O crescimento dos cabelos






Os cabelos crescem descontinuamente, intercalando fases de repouso com fases de crescimento, de modo que os fios encontram-se em estágios diferentes em seus ciclos de desenvolvimento.

Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano.

Determinantes genéticas influem sobre a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos.



Existem ainda outras influências

Hormonais
 - Os hormônios circulantes na corrente sanguínea modificam o crescimento dos cabelos na puberdade, na gravidez, na menopausa , na terceira idade e em decorrência de doenças glandulares.

Nutricionais - A alimentação carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas alteram os ciclos capilares.
Químicas - Muitas substâncias e medicamentos influem no crescimento e na perda dos cabelos.
Psíquicas - Transtornos emocionais ou estresse intenso podem originar perda dos fios.
Envelhecimento - Com o avançar da idade acontece, no couro cabeludo, uma diminuição importante dos fibroblastos, que produzem o colágeno. Somam-se a isso as alterações tróficas decorrentes dos radicais livres que agridem as células do folículo piloso. O resultado é uma menor densidade de cabelos no couro cabeludo.


O aspecto dos cabelosAs glândulas sebáceas do couro cabeludo (existem entre 400 e 900 por cm² ) produzem lipídeos (triglicerideos, ácidos graxos, esqualeno, colesterol ), cuja função é impermeabilizar os cabelos, deixando-os macios, flexíveis e brilhantes.

As glândulas sudoríparas (de 50 a 350 por cm²), por sua vez, dão origem ao suor que assegura o equilíbrio térmico e elimina as toxinas do metabolismo celular. O suor é constituído de água, sódio, cálcio, potássio, ácido lático, glicose, uréia, aminoácidos, apresentando um PH entre 3.8 e 5.6 e protegendo contra os microorganismos que habitam o couro cabeludo.

A produção das glândulas sebáceas, somada à produção das glândulas sudoríparas e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o Manto Hidrolipídico, que é um fator de proteção da pele.

Alterações emocionais, hormonais, nutricionais, o esforço físico, fatores climáticos e outros, influirão sobre a composição do Manto Hidrolipídico do couro cabeludo e, em decorrência , na aparência dos cabelos.

Classificação dos cabelos conforme grau de oleosidade e hidratação
Cabelos Normais - As glândulas sebáceas liberam oleosidade suficiente. Os fios são brilhantes, macios, maleáveis e desembaraçam com facilidade, mesmo quando molhados.

Não são oleosos na raiz nem secos nas pontas, e as cutículas são fechadas.

A limpeza pode ser diária com um xampu neutro.
Cabelos Secos - As glândulas sebáceas são hipofuncionais. Os fios são opacos, rebeldes e quebradiços. As pontas se rompem, abrindo-se em forquilha. As cutículas são abertas, tornando-os porosos, ásperos e embaraçados.

Fatores externos como tratamentos químicos freqüentes ( tinturas, descolorações, permanentes, alisamentos) bem como o uso do secador ou a exposição prolongada ao sol ou à água da piscina, alteram a estrutura dos fios, que perdem a elasticidade e o brilho.

O ideal é lavá-los 2 vezes na semana com um xampu com detergente suave (ph ácido e princípios ativos hidratantes), complementando com um condicionador.

Cabelos Oleosos - o couro cabeludo apresenta exagerada produção de sebo pela hiperatividade das glândulas sebáceas. Os fios apresentam-se aglutinados, sem volume, gordurosos e, às vezes, exalam odor característico.

Pode haver irritação e prurido no couro cabeludo.

A limpeza pode ser diária com água fria (água quente estimula a oleosidade) e xampu desengordurante.
Cabelos Mistos - É o cabelo da maioria das brasileiras. Apresenta oleosidade no couro cabeludo mas as pontas são desidratadas. Deve-se ao não espalhamento do sebo pelas superfícies dos fios. Requerem cuidados especiais na lavagem e condicionamento.
Cabelos Frágeis - Determinados geneticamente ou por deficiências nutricionais ou metabólicas. São cabelos finos e com pouca resistência. Necessitam cuidados especiais.
O xampu deverá ser adequado a cada caso.
Cabelos Volumosos - São secos e arrepiados, com as cutículas abertas.
Exigem xampus e condicionadores adequados.
Cabelos Tingidos - O processo repetido de tinturas danifica as fibras de queratina presentes nos fios, provocando ressecamento, falta de brilho e alterações na tonalidade da cor. Usar xampus e condicionadores hidratantes.

Cabelos com Caspa - A caspa pode ser seca ou oleosa. O xampu será adequado ao couro cabeludo e aos fios.

Continuação ---Bju Salão elegance










Um comentário:

  1. que otimo saber dessas dicas,beijos amei seu blog e saiba Deus te ama ta,e tem planos lindos pra realizae na sua vida se voce seguiç-lo.beijos.....

    ResponderExcluir

Blog Elegance Agradece...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...